quinta-feira, 16 de abril de 2015

Os Crimes de Proximidade

Os crimes de proximidade são os homicídios ocasionados por motivos banais e repentinos como brigas em bar, desentendimentos familiares, conflito entre vizinhos, discussões de trânsito dentre vários outros exemplos, praticados por pessoas que optam por usar a violência ao invés do diálogo. 

A desobediência às regras básicas de convivência é a principal desencadeadora desta modalidade criminosa tais como consumo excessivo de bebida alcoólica, adultério, aparelho de som em último volume, dirigir com imprudência e etc. fatores que geram animosidades entre pessoas.

No Agreste Pernambucano os crimes de proximidade a cada dia aumentam e são os mais difíceis de serem prevenidos pela polícia, pois são inesperados, muitas vezes até mesmo pelo próprio autor do fato, que por uma atitude impensada pratica o homicídio no calor da emoção, que poderia ter sido evitado por dez segundos de reflexão antes de agir.

Em todos os lugares existem pontos considerados "quentes", pelo grande índice de violência, havendo como diagnosticar os motivos da incidência dos crimes no local e posteriormente realizar uma estratégia de combate. Entretanto, nos crimes de proximidade não há qualquer relação com isso, podendo ocorrer nos locais mais pacatos, sendo a Política de Conscientização o melhor remédio para prevenção. 

Logo, para não ser mais um número nesta estatística, o importante é ter a consciência de que o diálogo é sempre a melhor solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário