quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O que fazer para evitar furtos de motocicletas?

O número de furtos de motos em Pernambuco no ano de 2015 foi maior do que ano passado. Logo, a polícia civil e a polícia militar apresentaram um plano de ação, em Caruaru, que já está sendo aplicado para combater este tipo de crime na região.

O cidadão também pode contribuir para que esses números diminuam, por meio de ações preventivas, pois qualquer dificuldade a mais imposta pelos proprietários de motocicletas pode inibir a ação dos bandidos.

Por isso resolvi apresentar as seguintes medidas preventivas, a fim de orientar o nosso leitor:

Trava de guidão, é um meio fácil e prático de dificultar a ação do ladrão, logo é indispensável em todas as vezes que estacionar o veículo.
Retirar as chaves da ignição sempre que desligar a motocicleta, pois apesar de parecer óbvio, muitas pessoas esquecem e favorecem a prática do furto.
Correntes com cadeado, não são muito eficazes, pois podem ser rompidos com alicate, mas entre uma moto com e outra sem, certamente o ladrão vai escolher a mais fácil.
Trava de disco na roda da frente, embora esse obstáculo seja facilmente vencido, removendo a pinça e até mesmo retirando a roda e o rotor, ainda é uma boa opção.
Trava de disco na roda traseira é mais segura que a outra.
Se a sua moto fica exposta, parada em uma garagem aberta ou sempre no mesmo estacionamento, coloque uma capa com cadeado nela. Além de dificultar a identificação do modelo da sua moto, um larápio vai ter que rasgar a capa para mexer na moto, o que pode chamar a atenção de populares e intimidar o meliante.
Alarmes com sensores de proximidade são ótimos, pois o corte de combustível certamente fará com que abandonem a sua moto no meio do caminho.

Ademais, é importante informar que geralmente os furtos de moto ocorrem nos primeiros 5 minutos subsequentes ao momento em que você estaciona. Logo, o cuidado deve ser redobrado durante esse período, fique de olho.

Vale salientar, que a contratação de seguros é uma forma de minimizar a perda do bem nos casos desta natureza, que não foram evitados. Além disto, se você for vítima desta modalidade de crime, procure imediatamente a Delegacia mais próxima e registre a ocorrência, pois só assim seu veículo ficará com restrição no sistema e poderá facilmente ser identificado e consequentemente recuperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário